Notícias

Projeto de Lei aprovado

10.01.2012

Entra em vigor a partir de Janeiro de 2012 a Lei que prevê o destino dos Resíduos Sólidos da Construção Civil para o município de Horizontina/RS.

Dentro da proposta do III Pilar, que trata do Combate à Poluição, o Projeto Água Limpa acaba de ver aprovado e sancionado, o Projeto de Lei para os Resíduos Sólidos da Construção Civil que orienta o comportamento da sociedade Horizontinense quanto às suas práticas em relação a estes resíduos.

Durante o ano de 2011, o Água Limpa realizou audiências públicas e reuniões com a comunidade e setores envolvidos na construção civil e contou com a colaboração da FEMA – Fundação Educacional Machado de Assis de Santa Rosa, para os trabalhos de elaboração do Pré Projeto de Lei e que agora tem o seu trabalho coroado de êxito, com a sanção, na íntegra, do texto.

Os trabalhos para a elaboração da Lei para Resíduos Sólidos da Construção Civil seguiram o seguinte cronograma:
Março a Agosto/2011 – Audiências Públicas, reuniões e elaboração do Pré-Projeto de Lei
08/09/2011 – Entrega do Pré-Projeto ao Poder Público Municipal
12/12/2011 – Aprovação do Pré-Projeto pela Câmara Municipal de Vereadores
15/12/2011 – Sanção da Lei pelo Prefeito Municipal de Horizontina

Dicas

  • Use os dois lados do papel

    Você sabia que são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel? Usando os dois lados do papel você estará salvando 0,3 árvore por ano.

    Fonte: Associação Brasileira de Celulose e Papel

    Use os dois lados do papel
  • Feche a torneira quando não estiver usando

    Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros. Assim, quando escovar os dentes, fazer a barba e lavar o rosto, você estará gastando apenas 2 litros em média e economizará cerca de 23 litros por dia.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Feche a torneira quando não estiver usando
  • Cuidado com a torneira pingando

    Nunca deixe a torneira pingando, pois o gotejamento rápido gasta, em média, mil litros de água por mês. Fechar a torneira direito e não deixar água escorrendo vai poupar mais de 12 mil litros de água por ano.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Cuidado com a torneira pingando
  • Não descarte óleo no ralo

    O óleo funciona como uma cola quando jogado no ralo, formando pedras que obstruem o canal. Procure locais apropriados para descarte e encaminhe o óleo para reciclagem.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Não descarte óleo no ralo
  • Use papel reciclado

    Não há corte de árvores para a produção de papel 100% reciclado. Dessa forma, 11 árvores deixam de ser cortadas para a produção de uma tonelada de papel.

    Fonte: Associação Brasileira de Celulose e Papel

    Use papel reciclado
  • Economize água da descarga

    Utilize uma garrafa PET cheia dentro da caixa de descarga. Assim, você economiza a quantidade de água da descarga relativa ao tamanho da garrafa. Uma garrafa PET de um litro representa um litro a menos de água a cada descarga.

    Fonte: Eco Desenvolvimento

    Economize água da descarga
  • Lave sua calçada corretamente

    Não lave calçadas e quintais com mangueira. Varrer dá o mesmo resultado. Se for inevitável use balde e vassoura. Com balde, você economiza 260 litros a cada uso.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Lave sua calçada corretamente
  • Lixo eletrônico

    Leve seu computador antigo ou estragado a locais próprios para reciclagem. Eles contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.

    Fonte: Ecodesenvolvimento

    Lixo eletrônico
  • Separe o lixo

    Ao separar o lixo para reciclagem, há uma diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.

    Fonte: Iniciativa Verde

    Separe o lixo
  • Plante árvores

    Além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.

    Fonte: Iniciativa Verde

    Plante árvores
  • Use a água da chuva

    Ao molhar plantas, use o regador com a água coletada da chuva: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Use a água da chuva
  • Diminua o tempo no banho

    Você sabia que 15 minutos de banho com chuveiro elétrico consomem 153 litros de água? Se você reduzir o tempo do banho em 5 minutos, você economiza 51 litros de água por banho.

    Fonte: Planeta Sustentável

    Diminua o tempo no banho

Compartilhe

Adicione este site ao Delicious _badge_twitter_ Adicione este site na sua lista do MySpace Adicione este site ao Facebook _badge_orkut_ _badge_linkedin_

© Projeto Água Limpa - Por Aldeia . Canção tema Água Limpa - "É tanta água" (Marisa Rotenberg/Gelson Oliveira)